Ponto da situação sobre um risco de derrocada no Trilho dos Pescadores

3 minutos de leitura

Desafios no Trilho dos Pescadores entre Zambujeira do Mar e Odeceixe

Após a confirmação de um possível risco de derrocada num dos troços do Trilho dos Pescadores, próximo à icónica Praia da Amália, na etapa Zambujeira do Mar » Odeceixe. Para garantir a segurança dos caminhantes, o percurso foi desviado para uma zona mais segura, mantendo-se a lógica de uma grande rota linear. 

Desvio
Desvio

O desvio, inicialmente considerado uma solução de curto prazo, já está em vigor há dois anos, devido a vários factores que continuam a atrasar uma solução que corresponda à qualidade dos trilhos da Rota Vicentina. Partilhamos aqui um breve histórico.

cronologia

Primeiros passos para a resolução

Desde o início, a nossa prioridade foi encontrar uma solução que mantivesse o traçado original do trilho, passando pela emblemática Praia da Amália. A primeira proposta envolvia a construção de uma infraestrutura segura no local afectado. No entanto, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) não aprovou esta opção, devido a questões de segurança e o projecto não avançou.

primeira proposta

Nova solução em análise

Juntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), identificámos uma segunda alternativa que manteria o trilho relativamente próximo da costa. Esta proposta envolve a construção de uma ponte e escadas de madeira, garantindo a segurança dos caminhantes e a continuidade do trilho. Esta alternativa foi aprovada pela APA e pelo ICNF.

última solução

No entanto, estamos agora a enfrentar um novo obstáculo: a aprovação do proprietário da área onde a ponte seria construída. Continuamos a trabalhar com todas as partes envolvidas para garantir que esta solução seja viável.

trilho

Situação atual e segurança

Por enquanto, o desvio perto da Praia da Amália na etapa Zambujeira do Mar » Odeceixe mantém-se. Entendemos que o percurso alternativo não oferece a mesma experiência que o trilho original, mas a segurança é a nossa prioridade. Apesar do risco de derrocada, alguns pescadores e caminhantes continuam a utilizar o trajeto interdito, o que representa um perigo real.

Apelamos aos utilizadores do Trilho dos Pescadores que sigam as orientações do percurso alternativo e respeitem as indicações de segurança. A nossa missão é proporcionar uma experiência segura.

Agradecemos a vossa paciência e apoio. Para mais informações ou dúvidas, não hesitem em contactar-nos.

Tags:

Irene Nunes

Irene Nunes nasceu em França, em 1986. Formou-se em Relações Internacionais, mas foi no Ecoturismo e Educação Ambiental que encontrou o seu caminho. As várias experiências de turismo, natureza e cultura inspiraram o seu percurso e trouxeram-na até ao Sudoeste de Portugal, onde é, desde 2017, responsável pelas áreas de Trilhos Pedestres e Voluntariado na Associação Rota Vicentina.

As nossas sugestões

17 Out 2025 Artigo Comunidade

Rota Vicentina vai ter um Centro de Acolhimento e Interpretação

Queremos ouvir a sua opinião!A Rota Vicentina vai criar um pequeno Centro de Acolhimento e Interpretação nas suas instalações em O[...]

Margarida Portugal
15 Out 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Lixo no Trilho dos Pescadores: um problema inadiável

Rota Vicentina promove campanha de alerta e sensibilização   O aumento do número de caminhantes no T[...]

Margarida Portugal
29 Set 2025 Artigo Comunidade

Calendário de Voluntariado – Outono 2025

Um Outono repleto de actividades e novidades! Manutenção vai chegar aos trilhos cicláveisA época de voluntariado está de volta e [...]

Leonor Pires
07 Ago 2025 Artigo Comunidade

Voluntariado de longa duração na Rota Vicentina: candidaturas abertas

A Rota Vicentina está a abrir duas vagas de voluntariado de longa duração, com bolsa mensal, para jovens entre os 18 e os 30 anos, a começar em janeir[...]

Margarida Portugal
01 Ago 2025 Artigo Viagens

Viajar em Família na Revista Blue Travel

A Revista Blue Travel dedicou o seu número de junho/julho ao tema “Viajar em Família”, dando um enorme destaque à Costa Alentejana e Vicentina logo [...]

Margarida Portugal
24 Jul 2025 Artigo Comunidade

Os nossos novos Associados

Novos Associados da rota Vicentina

Andreia Guerreiro

Subscreva à nossa newsletter

Keep scrolling to see the next article
05 Nov 2024 Artigo Comunidade

Rota Vicentina procura dois técnicos de trilhos (M/F)

6 minutos de leitura Click to continue reading