Rota Vicentina recebe a medalha de mérito turístico de Turismo Responsável

4 minutos de leitura

Na VII Cimeira do Turismo Português, realizada em Mafra no passado dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a Associação Rota Vicentina recebeu uma menção honrosa pelo seu compromisso e contributo no campo do turismo responsável

Neste evento de grande importância, cujo tema principal foi “turismo é valor”, reuniram-se os principais intervenientes do setor turístico em Portugal congregando operadores, entidades locais e nacionais, especialistas e associações para discutir novas tendências e desafios no turismo.

Durante a cerimónia de entrega de prémios, foram reconhecidos os esforços daqueles que têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento sustentável do turismo no país.

Um compromisso de uma década com o turismo responsável

A representar a Rota Vicentina na cerimónia esteve Marta Cabral, Presidente da Direção da Associação, que recebeu o prémio em nome de toda a equipa.


Receber esta distinção dá-nos uma satisfação especial, pois comprova o valor do nosso trabalho na última década.
Sentir-nos reconhecidos pelo mérito de termos sido os primeiros a falar de turismo responsável na região foi um momento de grande emoção.

Marta Cabral recebe o Prémio de Mérito Turístico

A Medalha de Mérito Turístico recebida em Mafra sublinha a importância das práticas de turismo sustentável e o papel pioneiro que a Rota Vicentina tem desempenhado na promoção destes valores no Sudoeste de Portugal.

Segundo o texto do Diário da República, é atribuída a Medalha de Mérito Turístico, 2.º grau (prata), à Rota Vicentina pelo




exemplo pioneiro de sustentabilidade no turismo de há anos a esta parte, quando, de facto, ainda não se falava deste conceito. A partir da valorização dos recursos naturais de excelência do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, assumiu-se como um projeto de desenvolvimento turístico de excelência.

A Rota tem a capacidade de ser um projeto de território, em certa medida regenerativo do mesmo, mas com impacte real no turismo, atenuando como poucos produtos a sazonalidade da zona e vendendo o Alentejo e o Algarve no mercado nacional, e principalmente nos internacionais.



Olhando para o futuro

Com os olhos postos no futuro, a Associação Rota Vicentina continua a trabalhar para construir um modelo de turismo que não só atraia visitantes de todo o mundo, mas que também contribua para a preservação da beleza e da singularidade da região para as gerações futuras, mantendo um delicado equilíbrio entre desenvolvimento turístico e conservação ambiental.

cerimónia de entrega de prémios

Em nome de toda a equipa, associados e parceiros da Rota Vicentina, o nosso sincero agradecimento a todos os que tornaram esta distinção uma realidade: Secretaria de Estado do Turismo, Confederação do Turismo de Portugal,Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Associação de Turismo do Algarve, entidades fulcrais no reconhecimento do nosso trabalho em prol do turismo responsável e da conservação da natureza na Costa Alentejana e Vicentina.

Tags:

Martina Tosi

Martina nasceu na Itália em 1998. Na sua jovem vida, já viveu em várias partes do mundo e, por agora, escolheu parar no encantador Sudoeste de Portugal. Sonhadora incansável, Martina imagina um futuro em que o turismo seja sustentável e regenerativo.

As nossas sugestões

06 Nov 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Explorar, escutar, regenerar: a Rota Vicentina no ATWS 2025 na Patagónia Chilena

Voltar a escutar o mundo do turismoRegressei aos encontros mundiais de Turismo de Aventura, o Adventure Travel World Summit da ATTA, de[...]

Marta Cabral
29 Jul 2025 Artigo Viagens

Odemira no Jornal Expresso

Trilhos da Rota Vicentina em destaque no Guia “Alentejo Singular” À imagem do que já sucedeu em anos anteriores, o Jornal Expres[...]

Margarida Portugal
23 Jul 2025 Artigo Comunidade

Época de voluntariado 2025: balanço do 1º semestre

Balanço do primeiro semestre de voluntariado 2025

Leonor Pires
12 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

A Rewilding Portugal e o Grande Vale do Côa

Rewilding Portugal e o Ecoturismo

Marta Cabral
12 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

É tempo de Re.Generar, Re.Juvenescer, Re.Ativar e Re.Conectar as Paisagens Rurais

É tempo de Re.Generar, Re.Juvenescer, Re.Ativar e Re.Conectar as Paisagens Rurais

Marta Cabral
28 Mar 2025 Artigo Comunidade

Damos as boas vindas à Primavera!

Sai mais um calendário de voluntariado recheadinho de atividades! ?Depois de um trimestre com muita chuva, vamos para o campo vislumbr[...]

Leonor Pires

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
23 Out 2024 Comunidade

Cycling no Birdwatching e Observa Lagunas

4 minutos de leitura Clique para continuar a ler