13 Mar 2024 Artigo Comunidade

Localidades: encontro de Associados

3 minutos de leitura

Porto Covo, 6 de março de 2024.

No passado dia 6 de março realizamos o nosso 4º Encontro de Associados em época baixa, na freguesia de Porto Covo, concelho de Sines, para abordarmos o tema Localidades – Território Norte da Rota Vicentina.

Reunimo-nos junto ao painel da Rota Vicentina, no largo do Mercado, num cenário que nos deslumbra sempre que lá passamos, as paredes caiadas de branco e com barras azuis, o verde vibrante do jardim central e ao fundo da rua principal um oceano sem fim.

Da parte da manhã fizemos o Percurso Circular “Praia do Sissal” guiado pelo Padrinho da etapa “Porto Covo – Vila Nova de Milfontes”, António Moura, Restaurante Lamelas, onde houve também oportunidade do Joaquim Parrinha, da Ecoalga, partilhar com o grupo informações arqueológicos sobre aquela zona. A paisagem deste percurso, que se cruza em boa parte com a etapa do Trilho dos Pescadores, é deslumbrante, tão pura junto à costa quanto rica ao passar sobre os campos que nesta altura já se vestem de amarelo, violeta e branco.

Pessoas a caminhar na Rota Vicentina
Dois associados da Rota Vicentina a conversar

Para repor as energias, almoçamos na Pizzaria Restaurante La Bella Vita, onde fomos calorosamente recebidos por toda a equipa da Antoinette Habraken, os pratos estavam uma delicia e o convívio foi maravilhoso.

Da parte da tarde, na sede da Junta de Freguesia de Porto Covo, que gentilmente nos cedeu a sala, começamos com a apresentação, pelo António Moura, da Associação de Empresários “Porto Covo Todo o Ano”, uma Associação que nasceu da vontade dos empresários locais de contrariar a sazonalidade no sector do turismo e acrescentar mais valor à Freguesia. Neste momento já conta com mais de 100 empresários.

Pessoas a almoçar no restaurante La Bella Vita em Porto Covo

O momento de reflexão continuou com um debate livre e troca de ideias sobre os trilhos a norte do território da Rota Vicentina. Novos trilhos, alterações devido a novas infraestruturas e desvios para mitigar dificuldades foram os temas tratados.

Para terminar esse dia, estivemos a construir o mapa das identidades locais, segundo a metodologia WeLand, que consiste em mapear as características arquitetónicas, sociais, ambientais e económicas de um território, de modo a poder destacar as dinâmicas à escala micro-local.

Duas pessoas a debater sobre a Rota Vicentina
Homem a apontar para mapa

E assim chegou ao fim mais um Encontro de Associados e estamos prontos para o próximo!

Tags:

Andreia Guerreiro

Alentejana de gema desde 1981, é amante da natureza, de todas as suas cores e formas. Na equipa da Rota Vicentina é Gestora de Associados.

As nossas sugestões

06 Nov 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Explorar, escutar, regenerar: a Rota Vicentina no ATWS 2025 na Patagónia Chilena

Voltar a escutar o mundo do turismoRegressei aos encontros mundiais de Turismo de Aventura, o Adventure Travel World Summit da ATTA, de[...]

Marta Cabral
29 Jul 2025 Artigo Viagens

Odemira no Jornal Expresso

Trilhos da Rota Vicentina em destaque no Guia “Alentejo Singular” À imagem do que já sucedeu em anos anteriores, o Jornal Expres[...]

Margarida Portugal
23 Jul 2025 Artigo Comunidade

Época de voluntariado 2025: balanço do 1º semestre

Balanço do primeiro semestre de voluntariado 2025

Leonor Pires
12 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

A Rewilding Portugal e o Grande Vale do Côa

Rewilding Portugal e o Ecoturismo

Marta Cabral
12 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

É tempo de Re.Generar, Re.Juvenescer, Re.Ativar e Re.Conectar as Paisagens Rurais

É tempo de Re.Generar, Re.Juvenescer, Re.Ativar e Re.Conectar as Paisagens Rurais

Marta Cabral
28 Mar 2025 Artigo Comunidade

Damos as boas vindas à Primavera!

Sai mais um calendário de voluntariado recheadinho de atividades! ?Depois de um trimestre com muita chuva, vamos para o campo vislumbr[...]

Leonor Pires

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
02 Abr 2024 Aviso Viagens

Finalmente, choveu! Como estão os trilhos da Rota Vicentina?

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler