16 Out 2024 Artigo Comunidade

A Minha Experiência como voluntária na Rota Vicentina

3 minutos de leitura

Um ano no Sudoeste Alentejano

Passou um ano desde que cheguei a Portugal, na pequena vila de Odemira. Ao refletir sobre esta aventura, percebo o quanto este ano foi rico, educativo e repleto de memórias inesquecíveis.

A minha experiência de voluntariado com a Rota Vicentina, como parte do programa Regenerar Odemira II e do Corpo Europeu de Solidariedade, está a chegar ao fim, mas as experiências e aprendizagens que adquiri ficarão comigo por muito tempo.

Voluntarios do Corpo Europeu de Solidariedade

Antes de mais, quero agradecer a todas as pessoas que tornaram esta jornada tão memorável e contribuíram para que esta aventura fosse tão especial.

Um enorme agradecimento
à equipa da Rota Vicentina pelo caloroso acolhimento e apoio constante. Partilharam comigo a sua paixão pela região, pelas caminhadas e pela natureza, permitindo-me adquirir novas competências, tanto técnicas quanto pessoais.


Cada desafio que enfrentei ajudou-me a crescer e a superar-me.

Voluntarias da Rota Vicentina

Desde o início, com a Martina, a minha colega de voluntariado, com quem partilhei o dia a dia, o trabalho, os projetos e uma amizade especial, vivemos juntos momentos intensos.

Como a caminhada de quatro dias entre Cercal do Alentejo e Zambujeira do Mar: esta imersão no Alentejo permitiu-nos descobrir paisagens deslumbrantes, pessoas acolhedoras, tradições e uma natureza generosa.

Em poucos dias, senti-me em casa, e depois de um ano, deixar este lugar torna-se ainda mais difícil.

Nina e amigas

Um ano cheio de conexões

No coração desta experiência, são principalmente as pessoas que conheci que mais me tocaram. Os outros voluntários, de diferentes países e culturas, enriqueceram o meu dia a dia. Os habitantes locais, que com a sua generosidade e desejo de partilhar a sua região, também tiveram um papel essencial nesta aventura.

O ponto alto deste ano foi, sem dúvida, a organização do festival JUNTES. Um projeto que combinou arte, encontros, música, a região e celebração. Foi uma mistura incrível de criatividade, gestão e desafios… Tenho muito orgulho nisso.

Este ano abriu-me os olhos para o mundo, deu-me um sentido de responsabilidade cívica e uma nova perspetiva sobre a importância da comunidade e do apoio mútuo. Ensinou-me a manter a curiosidade, a sonhar em grande e a valorizar cada momento.

O Festival JUNTES

Hoje, enquanto esta maravilhosa aventura chega ao fim, deixo Portugal com o coração cheio de gratidão.
As memórias que levo comigo—sejam elas na forma de paisagens, amizades ou realizações—continuarão a inspirar-me e a guiar-me nos meus futuros projetos.


Obrigada e até já! ❤️

Tags:

Nina Leroy

Nina nasceu em 1998 em Chartres, França. Lá estudou teatro e artes plásticas e trabalhou em escolas e em acampamentos de verão. É voluntária do Corpo Europeu de Solidariedade durante um ano na Rota Vicentina, no âmbito do projeto Regenerar Odemira II. Adora arte, natureza, cozinhar e viajar!

As nossas sugestões

06 Nov 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Explorar, escutar, regenerar: a Rota Vicentina no ATWS 2025 na Patagónia Chilena

Voltar a escutar o mundo do turismoRegressei aos encontros mundiais de Turismo de Aventura, o Adventure Travel World Summit da ATTA, de[...]

Marta Cabral
29 Jul 2025 Artigo Viagens

Odemira no Jornal Expresso

Trilhos da Rota Vicentina em destaque no Guia “Alentejo Singular” À imagem do que já sucedeu em anos anteriores, o Jornal Expres[...]

Margarida Portugal
23 Jul 2025 Artigo Comunidade

Época de voluntariado 2025: balanço do 1º semestre

Balanço do primeiro semestre de voluntariado 2025

Leonor Pires
12 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

A Rewilding Portugal e o Grande Vale do Côa

Rewilding Portugal e o Ecoturismo

Marta Cabral
12 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

É tempo de Re.Generar, Re.Juvenescer, Re.Ativar e Re.Conectar as Paisagens Rurais

É tempo de Re.Generar, Re.Juvenescer, Re.Ativar e Re.Conectar as Paisagens Rurais

Marta Cabral
28 Mar 2025 Artigo Comunidade

Damos as boas vindas à Primavera!

Sai mais um calendário de voluntariado recheadinho de atividades! ?Depois de um trimestre com muita chuva, vamos para o campo vislumbr[...]

Leonor Pires

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
22 Out 2024 Estratégia & Sustentabilidade

Rota Vicentina recebe a medalha de mérito turístico de Turismo Responsável

4 minutos de leitura Clique para continuar a ler